Há dez anos a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Presidente Prudente e Região (Afipp) presta atendimentos a crianças e adolescentes que tenham fissura de lábio e/ou palato. A entidade iniciou as atividades com 23 casos e atualmente há 126 pacientes cadastrados no município e aproximadamente 480 casos na região.
Uma das formas de tratamento é a cirurgia, realizada no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), de Bauru (SP). Posteriormente o paciente é atendido por fonoaudiólogo e também por outras especialidades, como por exemplo, dentistas, ortodontistas e otorrino, conforme o caso.
Para a eficácia da reabilitação, os especialistas aconselham que os pais levem os filhos para início do tratamento o mais cedo possível. “As primeiras cirurgias são feitas, normalmente, quando a criança tem poucos meses de vida. No caso da fissura do lábio, com 03 meses de idade, já a do palato após 1 ano, de acordo com a resistência da criança, com a complexidade da fissura e de outras anomalias, e só termina na fase adulta”, relata a Assistente Social da Afipp, Maria Inês de Souza.
Como ajudar?
A instituição recebe contribuições financeiras através do Banco Santander, agência 0033, na conta corrente nº 13 05055-3. A entidade também precisa de voluntários.
Entre em contato também pelo telefone (18) 3223-5770 ou na sede que fica à rua 7 de Setembro nº 2.176, na Vila Ocidental. O email para mais informações é afipp@recriaprudente.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário